Biometria e sociedade: impactos da tecnologia na segurança pública

Quando se pensa em biometria, as ideias que surgem estão ligadas a desbloqueio de celulares e computadores, ou talvez autenticação de transações bancárias no ATM. Contudo, as aplicações vão muito além da praticidade para o usuário, e podem ter impactos bem mais profundos na sociedade.

Um dos usos mais tradicionais da biometria é a identificação por digital, a chamada papiloscopia. Já em uso há décadas em todo o mundo, esta ciência foi levada a novos patamares de eficiência com a entrada da computação como forma de acelerar e agilizar seu uso, levando a capacidade de análise a níveis mais de 10x superior. Agora, a biometria informatizada entrou na era da inteligência artificial e, mais uma vez, deu um salto de eficiência e de qualidade - o que traz enormes benefícios para toda a população.

 

A biometria aplicada

Um grande avanço tecnológico que permitiu aprimorar a capacidade de identificação de indivíduos foi o reconhecimento facial. Agora, além de registro de impressões digitais e palmares, é possível realizar a identificação fidedigna de feições e fisionomias, o que ajuda a reconhecer pessoas de interesse por meio de câmeras, inclusive em tempo real. Algumas instituições no exterior, como a WIN, já atuam junto a agências de segurança com modelos de identificação como serviço (IDaaS), colocando tecnologia a serviço da proteção da população. A NEC dos EUA atua diretamente na parte de processamento da WIN, fornecendo sistemas de gestão de identidades.

No Brasil já existem sistemas avançados de biometria que têm capacidade de apoiar órgãos de segurança pública. Além dos já tradicionais usos de identificação de digitais (agora informatizados e em bancos de dados relacionais, mais ágeis), hoje o reconhecimento facial também é utilizado de forma consistente. Em combinação com a papiloscopia tradicional, tecnologias de registro e identificação facial formam a chamada “multibiometria”, em que várias métricas são combinadas para maximizar a capacidade de identificação de pessoas de interesse.

A multibiometria é eficiente pois é inspirada em processos naturais de identificação; assim como pessoas somam diversos fatores (como visual, auditivo, olfativo etc.) para identificar umas às outras, essa tecnologia também combina elementos pessoais para garantir a máxima acuidade na leitura e identificação do indivíduo. Para as organizações como as Polícia Civil e a Federal, recursos como estes são determinantes para o sucesso de investigações, identificação de suspeitos e até prevenção de crimes, na medida em que podem identificar indivíduos procurados antes de cometerem novos delitos.

Outra solução altamente relevante para este grupo é a biometria móvel. Aqui, equipes de polícia científica conseguem analisar elementos em campo, por meio de conexões remotas com bancos de dados de biometria. Isso agiliza o processo de identificação e torna investigações mais eficientes, dando mais poder às autoridades para montar seus casos, conectando evidências aos suspeitos com mais efetividade.

 

As tecnologias do amanhã, hoje

Na vanguarda da inovação em biometria, a NEC traz soluções avançadas que estão ajudando a colocar este recurso a serviço de um mundo mais seguro. Veja algumas das mais recentes adições ao portfólio da empresa e como elas fortalecem as entidades de segurança pública e combate ao crime em todo mundo:

 

Super Resolution

Esta solução traz um banco de dados de placas veiculares, que parametriza todos os caracteres presentes neste item e, com auxílio de inteligência artificial, faz análise pixel a pixel de imagens de veículos, o que permite a identificação de placas mesmo em situações em que não há legibilidade. Isso ajuda a realizar identificação de veículos em situação irregular ou envolvidos em incidentes criminais com um alto grau de precisão, mesmo com base em imagens anteriormente impossíveis de serem aproveitadas.

 

NeoFace Express

Este produto é voltado para reconhecimento facial. A exemplo do anterior, é construído com algoritmos de inteligência artificial para identificação com máxima efetividade, e é dedicado ao reconhecimento facial. Ideal para ambientes de alto tráfego como aeroportos, o NeoFace Express é portátil, de fácil uso em campo, e permite o reconhecimento em tempo real de rostos em movimento e sem contato direto com a câmera. 

Além destas, ainda existem outras soluções, como o NeoFace Watch e suas variantes para smart cities e para o mercado financeiro, além de soluções inteligentes para pontos de venda (POS) com reconhecimento facial, gerando uma experiência de compra única e personalizada. Esta variedade de aplicações e finalidades mostra o quanto a biometria pode ser útil para trazer não só agilidade, mas também segurança e precisão para setores críticos que impactam toda a sociedade. 

 

Nova call to action