Quais critérios devem ser considerados na hora de escolher meu provedor?

Para proteger suas informações, e ao mesmo tempo manter o foco na geração de valor para seus negócios, cada vez mais as empresas têm optado por terceirizar suas estruturas de segurança com a adoção do modelo de MSS – Managed Security Services (serviços gerenciados de segurança).

Mas antes de buscar um provedor de segurança (MSSP – Managed Security Service Provider), elas precisam fazer uma avaliação de seu ambiente de segurança e verificar quais são suas reais necessidades para, então, buscar aquele que melhor atendará essas demandas.

Apesar de não ser fácil, uma vez que levantará algumas fragilidades, esse primeiro passo é fundamental na hora de escolher quem será o parceiro para elevar o nível de segurança da empresa. Nesse momento importante, alguns critérios também devem ser cuidadosamente avaliados, como:

 

Reputação e experiência do MSSP
Verifique qual é o histórico de satisfação dos seus clientes, se possui clientes de longa data e clientes no mesmo segmento de mercado da sua empresa.

 

Portfólio de Segurança

As necessidades de segurança da sua empresa estão em constante evolução. Por isso, busque um fornecedor que ofereça um portfólio abrangente e que também disponha de múltiplos níveis de serviço. Importante, ainda, que tenha seu processo de entrega de serviços gerenciados certificado pela norma ISO 27001.

 

Infraestrutura de alta disponibilidade
A maioria dos ataques ocorre fora do horário normal do expediente. Para lidar com esse cenário são necessários Centros de Operação de Segurança (SOC – Security Operation Center) redundantes com alta disponibilidade, que funcionem 24x7. Visite as instalações do provedor e entenda seu processo de entrega.

 

Suporte de múltiplos fornecedores

Garanta que seu fornecedor esteja apto para gerenciar seu ambiente, verificando sua experiência em gerir tecnologias de segurança de TI de ambientes heterogêneos, conhecimento comprovado e parcerias relevantes.

 

Contrato flexíveis de acordo com os níveis de serviço
Defina um SLA (Service Level Agreement) que atenda à sua demanda e que esteja de acordo com a maturidade de sua estrutura de negócios.

 

Estabilidade financeira
A gestão dos ativos de segurança para muitos clientes implica em altos investimentos para a operação dos SOCs. MSSPs que possuem um modelo sustentável de negócios poderão atender sua empresa por um longo período.

Uma contratação equivocada pode colocar em risco seu ambiente corporativo, além de desperdiçar recursos financeiros.

 

Como elevar o nível de maturidade em segurança da sua empresa