Você utiliza as redes sociais com segurança?

Milhões de usuários da Internet possuem algum tipo de rede social e muitos deles acreditam que estão em um ambiente seguro e controlado. Entretanto, as redes sociais apresentam desafios e riscos únicos de segurança.

A má utilização dessas redes pode ocasionar comprometimento pessoal, financeiro e até moral. Portanto, é importante adquirir alguns cuidados para que sua utilização não seja um problema.

Os cibercriminosos estão sempre on-line e precisam apenas de algumas informações para ter acesso aos seus dados pessoais e financeiros. Número de telefone, endereço e outras informações pessoais podem ser capturadas facilmente de sites de redes sociais e usadas para roubo de identidade.

Tenha cuidado ao clicar em links suspeitos, mesmo compartilhados por pessoas conhecidas. Na maioria das vezes, conteúdos são publicados sem que sejam verificadas a veracidade da fonte nem, tampouco, sua segurança.

Como faço para proteger as minhas informações?

Embora não haja formas garantidas de manter suas informações on-line 100% seguras, existem algumas dicas que ajudam a manter suas informações as mais privadas possível:

  • Utilize senhas complexas com, no mínimo, 8 caracteres, utilizando letras maiúsculas, números e caracteres especiais. Não use nome pessoais nem datas comemorativas suas ou de pessoas próximas.
  • Não adicione à sua rede de contatos pessoas desconhecidas ou que tenham perfil duplicado. Pesquise para verificar se este perfil é realmente legítimo. Existem muitas pessoas que criam perfis falsos (fake) com intensão de obter informações que são disponibilizadas apenas para pessoas da sua rede.
  • Nunca publique informações pessoais. A maneira mais fácil de manter suas informações privadas é NÃO as publicando. Não divulgue sua data de nascimento, endereço ou número de telefone completo. Não hesite em pedir aos amigos para remover informações embaraçosas ou sensíveis sobre você de seus posts. A maioria dos sites de redes sociais fornece configurações que permitem restringir o acesso público ao seu perfil. Então, não deixe de usá-las. Assim você coloca mais um empecilho para as pessoas mal-intencionadas.
  • Periodicamente revise suas configurações de privacidade para cada conta que possui (pois eles mudam ao longo do tempo). Você pode achar que algo está privado quando, na verdade, não está mais.

Muitos sites de redes sociais não têm um processo rigoroso para verificar a identidade de seus usuários. Assim como acontece na vida real, seja sempre cauteloso ao lidar com pessoas desconhecidas on-line. Além disso, você pode receber um pedido de amizade de alguém disfarçado como amigo. Por isso, aqui vai uma sugestão bem interessante: se você usa o Google Chrome, clique com o botão direito do mouse na foto em um perfil do LinkedIn, por exemplo, e escolha “Pesquisa de imagens do Google”. Assim você consegue verificar se existem outras contas usando esta mesma imagem.

Quais informações sobre você estão disponíveis na internet?

 Existem métodos de configuração de alerta de pesquisa automática para notificá-lo quando seu nome aparecer on-line. Esse tipo de alerta pode ser feito também para seus apelidos, telefone e endereço. E prepare-se porque você pode se surpreender com o resultado.

Além disso, a maioria dos empregadores costuma investigar candidatos às vagas em sua empresa através de sites de redes sociais e/ou mecanismos de busca. Ou seja, o que você posta reflete sua pessoa. Cuidado para não criar uma imagem negativa. Pense bem antes de publicar algo comprometedor ou de gosto duvidoso.  Já as famosas hashtags (#) são uma maneira popular de fornecer comentários ou de marcar imagens específicas. Muitas pessoas restringem o acesso às suas contas no Instagram para que apenas seus amigos possam ver suas fotos. No entanto, quando alguém aplica uma hashtag a uma imagem, ela deixa de ser privada.

Até quando minhas informações ficam disponíveis?

“Para sempre” é muita coisa mas permanecerão acessíveis por muito mais tempo do que você pensa. Por isso, antes de postar qualquer coisa on-line, lembre-se de que "o que acontece na web, fica na web." Informação na Internet é pública e disponível para qualquer pessoa ver, e a segurança nunca 100%. Com cache de navegador e backups de servidor, há uma boa chance de que o que você postar, circular na web pelos próximos anos.

Lembre-se: você é o maior responsável pela sua proteção on-line e segurança dos seus dados.

Arcon Serviços Gerenciados de Segurança

Nova chamada à ação